Dicas para incentivar as crianças e os adolescentes fazerem atividades físicas

É recomendado que as crianças e adolescentes tenham uma hora de exercício por dia, durante 5 dias da semana  pelo menos para se manterem saudáveis. Mas lutar contra o poderio quase constante da televisão, dos computadores, dos smartphones e dos videogames pode ser um desafio para os pais e professores que desejam estimular a atividade física nessa fase.

É hora de voltar ao básico. Desconecte e ajude seus filhos a se manterem saudáveis com essas idéias para incentivar a atividade física das crianças e adolescentes:

1. Caminhe até a escola com ele

Se for uma opção para você, ao invés de levar seu filho para a escola de carro, o incentive a caminhar. Bicicleta, skate, patinete, etc. são igualmente boas opções.

2. Envolva toda a família nas atividades físicas

Escolha um exercício que toda a família possa participar. Planeje um passeio noturno depois do jantar, passe uma tarde de sábado na praia ou jogue uma partida de futebol no quintal.

3 Faça um gráfico de atividade física

Você pode usar o conceito de um gráfico de tarefas (talvez renomeá-lo como “Folha de atividades”) para ajudar a lembrar seu filho a se manter ativo durante o dia.

4 Estimule a prática de atividades ao ar livre

Confisque o celular ou o controle do videogame de suas mãos, se necessário, e mande seus filhos para fora para jogar futebol. Se você não tem um quintal ou área de lazer ao ar livre segura em casa, leve-os para um parque.

5. Incentive o bom comportamento

Seus filhos olharão para você como um exemplo, e nenhuma quantidade de encorajamento funcionará se eles virem o oposto em você. Mas, se eles virem você fazendo da atividade física uma prioridade para si mesmos, eles geralmente se interessarão pelas atividades.

Você tem alguma dica adicional a ser compartilhada para incentivar a atividade física das crianças e adolescentes?