Insônia, falta de sono, horas sem conseguir descansar direito… dormir bem deveria ser algo natural para todos nós, mas nem sempre isso é possível
Dormir bem pode ser o segredo para dias mais agradáveis e produtivos, mas se você não consegue ter boas noites de sono, precisa descobrir quais as causas e o que fazer para solucionar o problema, pois as pessoas que não conseguem dormir bem, geralmente não costumam realizar as tarefas diárias de maneira satisfatória e vivem irritadas.
Os motivos podem ser vários e é necessário observar sua rotina e os seus hábitos para descobrir porque isso acontece e tratar as suas causas.
Dentre os maus hábitos relacionados ao sono podemos citar:
- Assistir televisão enquanto já está na cama
- Deixar a luz acesa por longos períodos antes de dormir
- Ficar mexendo no celular enquanto já está na cama
- Ter pontos de luz no quarto como botão da televisão ou do ar condicionado
- Deitar muito tarde da noite
- Levantar-se pela manhã muito tarde
- Deitar-se para dormir em horários diferentes todos os dias
Preste atenção nas medidas que podemos adotar para melhorar nossas noites de sono:
Exercite-se, pois, a prática regular de atividades físicas podem combater a insônia e melhorar a sua qualidade de saúde. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo comprovou que praticar pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana aumenta o tempo de sono, reduz o tempo para começar a dormir e diminui a ansiedade.
Colchão e travesseiro adequados – precisamos investir em equipamentos adequados pois temos que lembrar que um terço da nossa vida passamos sobre eles, e sentir dores no corpo ao deitar impede que você consiga dormir melhor.
Tire a televisão do quarto e desligue o celular – assistir TV no quarto pode fazer com que o sono demore a chegar, ficar acessando a internet no celular também não é bom, por isso pelo menos 30 minutos antes de se deitar desconecte-se dele, a luz branca emitida por esses aparelhos é outro inimigo do sono.
Evite comer tarde demais – o melhor para quem precisa começar a dormir mais cedo e jantar pelo menos 40 minutos antes de se deitar.
Evite alimentos de difícil digestão e estimulantes – não é bom ingerir alimentos pesados e estimulantes à noite, evite tomar café, chá preto, chá verde, mate, refrigerantes e álcool.
Cuidado com a luz e o barulho – Em torno de 30 minutos antes de se deitar comece a reduzir as luzes e diminuir o barulho, pois esses dois estímulos retardam a chegada do sono.
Porem se nenhuma dessas dicas surtir efeito, o melhor mesmo é consultar um médico especialista em sono.
Atitudes simples como essas podem te ajudar a dormir melhor.