Proposta Pedagógica

A saúde é um tema de extrema relevância nas nossas vidas, portanto é fundamental que seja ensinada em todas as escolas do Brasil. Precisamos ensinar hábitos  saudáveis e transformar a vida de gerações futuras.

Oferecemos uma proposta pedagógica para a implementação do material paradidático “Escola Saudável”, a fim de garantir, aos professores e estudantes do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º anos) da Educação Básica, uma aproximação teórico/prática sobre o tema Saúde; levando em consideração que a saúde é o bem maior de qualquer pessoa, precisamos criar estratégias educacionais que, realmente, possam auxiliar os alunos a desenvolverem hábitos saudáveis e colocarem em pratica toda teoria aprendida na escola.
Temos a oportunidade de promover essa reflexão e transformar todos os participantes por meio de um projeto amplo e único: ser uma escola saudável.

O material desenvolvido apresenta discussões teórico-metodológicas sobre os temas: alimentação saudável e equilibrada, atividades físicas, qualidade do sono e controle emocional; tendo como referência as habilidades e as competências preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (2017).

O objetivo é contribuir com conhecimentos específicos sobre a área de saúde para que os professores do Ensino Fundamental II, possam ter subsídios e estratégias diferenciadas na condução das aulas junto as classes. Além disso, a metodologia proposta nos materiais ampliam as possibilidades de desenvolvimento das competências, visando à formação plena dos estudantes, garantindo um conhecimento teórico/prático sobre os quatro elos da saúde, para que eles se tornem adultos com hábitos saudáveis.

Na plataforma o professor tem acesso a vídeos a vídeos da Equipe de Saúde e Coordenação Pedagógica .

APOIO PARA O PROFESSOR

A Editora Saúde Brasil percebe que o professor é a grande alma para o sucesso da aplicabilidade do material. Em virtude disso, oferece um apoio direto via site. Por meio da plataforma, antes de cada aula, é possível assistir a dois vídeos: um de conteúdo da Equipe de Saúde e outro com orientações pedagógicas.

Isso significa na prática que antes de entrar na sala de aula existe uma preparação, por meio de orientações prévias do tema e da metodologia.

O objetivo é preparar o professor para trabalhar os temas saúde e educação de forma contextualizada e interdisciplinar, assim como, oferecer aulas dinâmicas, interativas, atrativas e prazerosas beneficiando a construção do conhecimento, habilidades e competências tão necessárias para a sociedade contemporânea, atendendo ao proposto na Base Nacional Comum Curricular (2017).

Assim, o referido material dará respaldo ao professor, que vivifica o currículo, para desenvolver habilidades e competências nos estudantes, além de beneficiar as famílias, pois o tema Saúde permite uma abordagem contextualizada da vida social e individual em que estudante, família e escola fazem parte.

Nossa proposta é que o material se torne um instrumento de estímulo, tanto para o professor como para o aluno. O primeiro, que possa avaliar e reavaliar sua prática pedagógica, associando-a aos documentos legais; o segundo, que tenha a oportunidade de refletir sobre sua aprendizagem, mudando a forma de aprender e, se necessário, o modo de pensar e agir com relação aos temas propostos.