Diversos alimentos e bebidas devem ser evitados ou ter o consumo reduzido para evitar o aumento da pressão arterial e agravo da hipertensão.
A pressão arterial nada mais é que o bombeamento do sangue pelo coração, ou seja, é o resultado do débito cardíaco pela resistência vascular periférica.
Desse modo, grande parte da população mundial sofre de algum problema de oscilação em sua pressão arterial, sendo que, uma média de 20% da população mundial sofre de hipertensão.
Popularmente chamada de pressão alta, a hipertensão arterial atinge cerca de um bilhão de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ademais, a pressão arterial elevada é um dos primeiros sinais de doença cardíaca. Se não for tratada, a hipertensão pode danificar as artérias e levar a complicações graves, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
Se a pressão arterial permanecer alta por um período prolongado de tempo, um médico pode prescrever medicamentos para baixá-la. Contudo, mesmo ao tomar os medicamentos indicados, também é preciso trabalhar na redução da hipertensão evitando tipos específicos de alimentos.
Alimentos que podem aumentar a pressão arterial
Como lido acima, a hipertensão é uma doença silenciosa, sendo responsável por problemas graves, como aneurisma, derrames cerebrais, alterações na visão, insuficiência renal além de ser um fator de risco para doenças cardiovasculares.
Não há como ter uma precisão da origem da hipertensão, porém, alguns fatores externos (raça, idade, peso e hereditariedade) e internos (estresse, tabagismo, álcool, sal em excesso, falta de exercícios e má alimentação) podem ser os responsáveis pela doença.
Esses são os alimentos que você deve evitar se tiver pressão, alta para manter o coração saudável e diminuir o risco de ataque do coração ou derrame.
1. Açúcar
Qualquer pessoa com hipertensão faria bem em monitorar a ingestão de açúcar. Estudos com pessoas com diabetes mostram alguma correlação entre o consumo excessivo de açúcar e o aumento da pressão arterial.
Todavia, mesmo se você não tiver diabetes, evitar a adição de açúcar em sua dieta é uma decisão inteligente. Para começar, evite refrigerantes e alimentos em conserva como frutas em calda. Além disso, leia os rótulos para saber o total de açúcares contidos nos alimentos que você consome.
2. Álcool
Com base em diversos estudos, as autoridades médicas recomendam que as pessoas com hipertensão evitem o consumo excessivo de álcool – e isso inclui o vinho tinto.
Ademais, o álcool presente em qualquer tipo de bebida também pode interagir com medicamentos para o coração. Então converse com seu médico ou farmacêutico antes de pegar a próxima lata de cerveja.
3. Cafeína
A cafeína de qualquer fonte faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que pode aumentar a pressão arterial. Café, bebidas energéticas, refrigerantes, chás – a lista de bebidas que contêm cafeína é longa.
Assim, antes de consumir qualquer bebida, leia o rótulo para revisar as informações sobre cafeína. Mesmo refrigerantes sem açúcar ainda podem conter cafeína, então escolha com cuidado.
Por outro lado, bebidas energéticas sem cafeína também podem não ser uma boa escolha, já que algumas delas são carregadas de açúcar.
4. Alimentos ultraprocessados
Carnes ultraprocessadas não apenas contêm quantidades excessivas de sódio, mas geralmente são muito gordurosas e contribuem para problemas de saúde geral. Antes de comprar qualquer tipo de carne embutida faça uma pequena pesquisa.
Leia o rótulo de carnes embaladas para ver as informações sobre sódio. Além disso, procure as informações nutricionais para a marca de carne para que você possa fazer as escolhas adequadas antes de preparar o próximo sanduíche. Inclusive, algumas marcas vendem variedades de carne com baixo teor de sódio.
5. Chocolate
Embora delicioso, o consumo de chocolate em excesso pode ocasionar um aumento da pressão arterial, isso porque ele possui a teobromina, uma substância estimulante, além de alguns possuírem alto teor de gordura.
6. Fast food (alimentos prontos)
Certamente, na lista de alimentos prejudiciais para quem tem hipertensão não pode faltar o grupo dos lanches rápidos. Não apenas o alto nível de sódio desses lanches aumenta a pressão arterial, mas sua gordura contribui para o ganho de peso e problemas cardíacos.
Mas caso não queira eliminá-los de vez de sua dieta, experimente comer pequenas porções de variedades com baixo teor de sódio. Então, para melhorar a saúde do coração, pese ou meça suas porções para evitar comer muitas dessas frituras nocivas.
7. Legumes e outros alimentos enlatados
Uma dieta saudável para o coração deve incluir muitos vegetais frescos e fibras – como o tipo encontrado no feijão. Entretanto, se você não tem acesso a vegetais frescos ou não tem tempo para prepará-los, você pode optar por versões em lata.
8. Molhos
Esse tipo de condimento contém grande quantidade de sódio, podendo afetar diretamente o funcionamento dos rins, diminuindo assim a capacidade de eliminar o excesso de água no organismo. Sendo que, a retenção de líquido contribui para a elevar a pressão arterial.
Mas, alguns vegetais enlatados e feijão podem aumentar a pressão arterial se você escolher variedades com alto teor de sódio. Portanto, fique atento aos rótulos e prefira consumir as versões destes produtos sem sal.
9. Oleaginosas
Avelãs, nozes e amêndoas consumidas de forma normal, são uma rica fonte de vitamina B, sendo um excelente alimento para a manutenção da pressão arterial, entretanto em excesso podem ser fortes contribuintes para a hipertensão.
10. Pizza
A quantidade de sal na pizza é espantosa, e por isso, prejudicial para quem sofre de hipertensão. Curiosamente, uma pizza de mussarela de tamanho médio pode conter cerca de 3.500 miligramas de sódio. Este número é quase o dobro da dose diária recomendada pela OMS (2 mil miligramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá).
Então, se você está desejando comer pizza experimente fazer sua própria pizza caseira com ingredientes saudáveis para comê-la sem culpa.
11. Sal
O sal é o primeiro alimento a ser evitado por quem sofre de hipertensão. O sódio aumenta a quantidade de líquido no sangue, o que aumenta a pressão arterial. Por este motivo, você não deve adicionar nenhum tipo de sal à comida se tiver pressão alta.
Com efeito, hoje é possível encontrar grande variedade de sais gourmet como o sal rosa do Himalaia – que são mais saudáveis do que o sal de mesa comum.
Melhores alimentos para quem sofre de hipertensão
Por fim, como você pode ver, muitos alimentos e bebidas podem aumentar sua pressão arterial, muitas vezes por meio do sal excessivo em certos alimentos. Portanto, sempre verifique os rótulos nutricionais e além de limitar a ingestão de sal, álcool, cafeína e gorduras é muito importante ter uma alimentação balanceada consumindo alimentos como:
- Temperos Naturais
- Grelhados e Refogados
- Alimentos Cozidos
- Produtos Lácteos Desnatados
- Frutas
- Verduras e Legumes frescos
- Alimentos sem sódio
Então, o que você achou da lista? No seu dia a dia, estão muitos desses alimentos potencialmente perigosos?
Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/7-alimentos-que-aumentam-pressao-arterial/