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Perda da concentração com uso de tecnologia pelas crianças e adolescentes

Você já se distraiu de uma tarefa para checar seu perfil nas redes sociais? Ou perdeu uma conversa na mesa do restaurante porque estava respondendo mensagens no celular? Você não está sozinho: a capacidade média de concentração das pessoas atualmente é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos ou trabalhos.

O problema tende a se acentuar à medida que nos tornamos cada vez mais inseparáveis dos smartphones, e as consequências podem ser ruins para nossa capacidade de ler, aprender e executar tarefas.

Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma delas. Três minutos certamente não bastam para estudar.

Outro problema é que, terminada a distração, não voltamos imediatamente à tarefa que interrompemos. Precisamos de um tempo para lembrar onde estávamos. No caso de um livro, temos de reler alguns parágrafos, reposicionar o nosso cérebro.

Em uma pesquisa com estudantes, foi retirado por um tempo os seus telefones, e eles foram divididos em três grupos, aqueles de uso leve, os de uso moderado e os de uso extremo e foi medido a sua ansiedade.

Os usuários leves tiveram pouca alteração em seus níveis de ansiedade; os moderados rapidamente ficaram ansiosos, até que esses níveis caíram. Mas as pessoas que usavam muito seus smartphones ficavam mais e mais ansiosas. E neste último grupo estavam justamente as crianças e os jovens adultos. Precisamos ensiná-los a evitar essa ansiedade, principalmente pelo controle do uso dos telefones.

Um grande problema é que muitas crianças e adolescentes já não conseguem mais ler integralmente, eles apenas passam o olho. Tudo fica mais superficial, mas também mais estressante. Quanto mais trocamos de tarefas, mais tarefas temos para o nosso cérebro monitorar.

Em outra pesquisa, um grupo de estudantes foi acompanhado durante seus estudos. Foi orientado que eles estudassem matérias importantes, para ver como se concentravam. E constataram que os estudantes só conseguiam manter sua atenção por uma média de 3 minutos.

O interessante é que os que conseguiam se concentrar mais tinham notas melhores na escola, e não apenas naquela matéria que estavam estudando. Ou seja, se concentrar melhora o desempenho, na escola, no trabalho e até nos relacionamentos pessoais.

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