Pular para o conteúdo

A importância do Planejamento de Saúde

Atualmente aprendemos nas faculdades e cursos de MBA a importância do planejamento em nossas vidas, sejam eles sonhos de uma viagem, a compra de um carro novo ou uma casa, abertura de uma empresa, etc… o grande problema, é que nunca fomos ensinados ou ouvimos falar da necessidade de se planejar a própria saúde, talvez porque quando somos novos e realizamos nossos planos de vida já tenhamos 100% da nossa saúde e só vamos nos dar conta de que já perdemos parte significativa dela quando começamos a perceber os primeiros sintomas das doenças, aí muitas vezes dependendo da doença, já é tarde demais.

Toda corrente se rompe no seu elo mais fraco, e temos que lembrar dos quatro elos da saúde que são: atividade física regular, alimentação saudável, sono de qualidade e controle emocional, cada um com sua importância, mas nenhum elo mais importante do que o outro. Quando um elo dessa corrente se rompe temos o início do processo de doença, levando a pessoa a buscar ajuda médica.

Porém um Relatório Canadense publicado em 1974 já evidenciava os fatores mais importantes na longevidade e qualidade de vida da população sendo eles: estilo de vida (60%), genética (20%), fatores externos como poluição, aquecimento global (15%) e pasmem cuidados médicos (apenas 5%), ou seja, seu estilo de vida é 12 vezes mais impactante do que qualquer medicamento prescrito por um médico ou um exame caro de última geração.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, mais da metade da população brasileira apresenta excesso de peso (56,9 %), ou seja, cerca de 82 milhões de pessoas. Nunca foi tão importante entender o que você ingere e permite que o seu corpo absorva. Dietas loucas, sucos detox, suplementos estão surgindo no dia a dia de muitas pessoas. Gorduras, frituras e excesso de carboidratos também estão em nosso cotidiano. Entrar em harmonia com a alimentação faz com que você consiga fortalecer um dos elos da saúde, facilitando a prática de atividades físicas, as emoções e até mesmo o sono.

O sedentarismo atinge quase metade da população do Brasil, 45,9% dos brasileiros, ou seja, 67 milhões de pessoas, não realizam nenhuma atividade física. Manter o corpo em movimento é muito importante para ajudar no controle de peso, e na prevenção de muitas doenças, além de liberar diversos hormônios que colaboram para a sensação de bem estar. Não podemos ser sedentários. Não dá para ficar parado. Dance, pule, corra, viva! E conecte mais um elo equilibrado ao seu planejamento de saúde, estimulando o seu corpo a se alimentar melhor, ter um melhor controle das emoções e um sono mais estável.

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Estresse, depressão, ansiedade, problemas com a autoestima. Nossa mente é tão poderosa que consegue nos derrubar em poucos segundos. Viver bem, pensar no bem e estar bem com o seu emocional, ajuda a encaixar mais um elo saudável na corrente de uma vida com plenitude, evitando ataques compulsivos na comida, ou quem sabe o sedentarismo e até mesmo convidando a insônia para dividir a cama com você.

De acordo com estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a insônia é um problema que afeta pelo menos 40% dos brasileiros. O sono faz toda a diferença na vida das pessoas. O dia a dia, a conversa com os amigos, o trabalho, a alimentação, a prática de exercícios e até mesmo o humor dependem muito da qualidade do sono de cada indivíduo. Unindo o quarto elo na corrente, podemos dar a certeza de que mente e corpo estarão felizes e gratos.

Seguindo o fortalecimento desses elos o seu Planejamento de Saúde estará encaminhado. A sua qualidade de vida vai aumentar tanto que sobrará tempo até para planejar todos os outros aspectos da vida, por que não? Vale a pena recordar um ditado chinês que afirma que “se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *