Os transtornos de ansiedade geram nas crianças e adolescentes sentimentos de medo e de preocupação desproporcionais
O sentimento de ansiedade é uma resposta natural do ser humano a alguns fatores, entretanto altos níveis de ansiedade podem causar diversos tipos de prejuízos ao indivíduo, principalmente em fase de formação.
Os transtornos de ansiedade podem ser caracterizados como um sentimento desagradável de medo e de preocupação excessiva que causa um desconforto desproporcional em decorrência da antecipação de algumas situações no dia a dia.
É um problema sério que afeta muitas pessoas, inclusive adolescentes e crianças, e, muitas vezes, não é percebido por amigos, familiares e professores. São cada vez mais frequentes nas escolas casos de alunos com transtorno de ansiedade.
Mudança para uma nova escola e expectativa de conseguir boas notas para ser aprovado são alguns dos fatores que agravam a ansiedade dos alunos.
Os transtornos de ansiedade podem trazer grandes prejuízos à criança e ao adolescente, portanto deve-se dar atenção adequada a essas pessoas. Afinal, quais são os riscos que a ansiedade pode trazer ao aluno?
- Dificuldade de aprendizagem: Alunos com transtornos de ansiedade, podem apresentar dificuldade para se concentrar e para assimilar as matérias ensinadas pelo professor, o que pode acarretar uma aprendizagem com baixo rendimento.
- Além disso, sentimentos negativos podem tomar conta dos pensamentos desses alunos, dificultando seu foco no aprendizado.
- Desistências: É comum que alunos com muita ansiedade acabem não atingindo os resultados esperados, o que pode levá-los a desistir de realizar certas atividades. Trabalhos em grupo, por exemplo, podem ser bastante estressantes para alunos com ansiedade. Nesses casos, esses alunos podem começar a tremer, apresentar voz trêmula ou até mesmo perder a voz quando tem que apresentar os trabalhos diante de toda a turma.
- Isolamento social: Muitas pessoas que apresentam transtornos de ansiedade podem mostra-se “solitárias” nas escolas. A chamada ansiedade social, na qual o indivíduo teme sentir-se envergonhado, faz com que o aluno evite ser foco de atenções e expor-se nas conversas em grupo.
- Depressão: Crianças e adolescentes com ansiedade tem um risco maior de desenvolver depressão.
- Suicídio: esse é um tema delicado porem que precisa ser abordado. Há uma grande relação entre transtornos de ansiedade e risco de suicídio. Assim, pessoas com esses transtornos devem ser bem observadas, e qualquer manifestação de risco de suicídio deve ser tratada com a devida importância.
É fundamental, portanto, que pessoas que apresentam sintomas persistentes de ansiedade procurem ajuda de um profissional especializado na área para avaliar um possível transtorno.
Após identificar o problema, é necessário iniciar, rapidamente, tratamento para se evitarem maiores prejuízos. Geralmente, o tratamento baseia-se no acompanhamento com psicólogo ou médico e quando necessário uso de medicamentos.