A proposta pedagógica do material paradidático “Escola Saudável” apresenta algumas possibilidades que devem ser inseridas no Projeto Político-Pedagógico das escolas, como um diferencial a ser apresentado para professores, estudantes e famílias.
- Para garantir a progressão das aprendizagens, o tema Saúde será abordado nos 4 (quatro) Anos do Ensino Fundamental II da Educação Básica de modo sequencial, gradativo e sistematizado, subdividido em subtemas, que são os pilares para a Saúde: Alimentação (6o Ano), Exercício Físico (7o Ano), Sono (8o Ano) e Equilíbrio Emocional (9o Ano).
- A escola deverá trabalhar na perspectiva de incluir em sua matriz curricular 01 hora/aula semanal, a fim de desenvolver o componente curricular denominado Escola Saudável, que passará a compor a parte diversificada do currículo.
- O material do professor contemplará o planejamento, indicando as possibilidades e atividades dos estudantes com as respostas comentadas.
- O projeto será desenvolvido ao longo do ano, durante aproximadamente 30 semanas de aulas letivas e com possibilidades de ajustes pela equipe pedagógica da escola.